Páginas

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dia do Brinquedo?!


Algumas práticas vigentes nas instituições de educação infantil, insistem em criar um dia próprio para brincar; o famoso “dia do brinquedo”.Esse dia costuma ser sempre a sexta-feira. Isso me faz pensar:Existe dia próprio para brincar?Se brincar faz parte da cultura infantil, como instituir data e horário para tal?



Brincar é algo inerente a criança pequena ,portanto ,práticas que determinam data e local para as brincadeiras infantis não comungam de uma concepção pedagógica que considere a criança como protagonista de suas vivências e experiências; sejam elas no brincar, nas artes, música,ou demais linguagens.


As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil(DCN,Brasil,1998),determinam que os Centros de Educação Infantil, entendendo-os aqui como creches e pré-escolas,devem preservar o caráter lúdico próprio das crianças em suas ações espontâneas ,planejadas e dirigidas,proporcionando a articulação prazerosa do brincar em todas as suas experiências e vivências,


Estabelecer um dia para que as crianças possam socializar e compartilhar seus brinquedos, é uma questão de organização. Até então ,tudo certo.Acredito no entanto que não se deve limitar a brincadeira infantil, porém é isso que muitas vezes acontece: A criança leva seu brinquedo, mais tem que brincar sentadinho em sua carteira para não gerar tumulto ou não perder o brinquedo.Ora, isso não tem nada de construtivo, brincar deve ser um ato de alegria e prazer, deve ser um momento onde se possa interagir, imaginar, criar e recriar.


Acredito que toda sala de educação infantil deveria ser organizada de forma a privilegiar as brincadeiras, podendo assim a criança brincar quando sentir vontade( respeitando os combinados da turma é claro). O importante é que os pequenos tenham a oportunidade de escolher quando, como e com o que brincar; uma boa opção é organizar a sala em áreas de interesse(cantinhos), essa organização promove maior autonomia , já que é possível escolher a área que se deseja brincar .


Observamos que a Lei assegura a criança pequena o direito a brincadeira; Portanto não cabe a nós educadores ou a quem quer que seja , cercear essa manifestação infantil, criando datas, horários e locais para que ela aconteça.


Dia do brinquedo? Reflita!!!!

 


KISHIMOTTO, Tizuko M.(org)O Brincar e suas teorias.São Paulo:Pioneira,2002.


BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Brasília: Secretaria de Educação Básica.1998(v.1,2,)


Retirado de http://criseducando.blogspot.com

sábado, 15 de janeiro de 2011

Caixa de histórias

Vou contar uma coisa pra vocês!Nós temos uma cachorra que é uma MONSTRA,consegue destruir tudo o que vê pela frente(mas eu amo ela mesmo assim=)).
Então...eu tenho uma caixa de histórias que sempre utilizei muito para contar histórias para as crianças.Tudo que encontro coloco lá dentro(imagens,máscaras,essas coisinhas que a gente ganha em casamentos,etc) e sempre sai uma história diferente.
Esses dias fui dar aula no Magistério e levei a caixa para mostrar para as alunas,cheguei em casa,deixei a caixa em cima da mesa,no outro dia fui trabalhar e a caixa ficou lá.Advinha o que encontrei quando cheguei???Todas as coisas da caixa espalhadas pelo chão e a grande maioria destruida pela Sophie(a monstra!)
Aproveitando que estou de férias,fiz um reforma na caixa e estou postando algumas idéias para vocês!Beijos!!!


 Esse é para conta a história da Chapeuzinho Vermelho


 O Lobo foi feito em uma lata de "Neston" que é maior que as de achocolatado normais


 A idéia é que o Lobo coma a Vovó literalmente.Na hora em que isso acontece na história,escondemos a Vovó dentro da lata




 Essas são algumas imagens que coleto de cartazes de revistas,livros de história que se rasgam,etc.


 Essas figuras sempre rendem boas histórias improvisadas.As crianças também curtem muito improvisar suas histórias.






Essa é para contar a história da Cigarra e a Formiga!São feitos em "mata-moscas"

Coisinhas para a sala...

Oieeee!!!Essa semana me inspirei na minha amiga Luiza e comecei a fazer algumas coisas para colocar na minha sala.Com a super ajuda da minha irmã linda fizemos algumas coisinhas e algumas ainda estão em processo de produção...rsrsrs....logo que estiverem prontas posto aqui!



 Calendário
 As palavras "dia","mês" e "ano" estão fixadas em grampos de roupa para que se possa fazer as mudanças das datas
Ajudantes:O porquinho e a galinha também estão colados em grampos de roupa para fazer a troca dos nomes das crianças.

 Aqui a idéia é apenas imprimir as datas e colar.
Da mesma forma o menininho e a menininha estão colados em grapos de roupa para fazer a troca dos números.