Páginas

domingo, 25 de julho de 2010

Bruxas, monstros e morte



       A mãe de uma garotinha de quase quatro anos escreveu para contar que estava considerando a possibilidade de tirar a filha da escola. O motivo? A professora conta histórias para as crianças que tratam de morte, falam de monstros, bruxas e de todo tipo de ser imaginário. Para essa mãe, isso gera medo e angústia na filha e, por isso, ela tem pesadelos frequentes. Como nossa leitora não está sozinha nesse tipo de pensamento, vamos conversar a respeito.

       Temos feito de tudo para evitar que a criança sofra, não é? Ou, pelo menos, tentamos evitar que elas tenham contato com tudo o que julgamos que pode gerar dor, ansiedade, angústia e outros sentimentos semelhantes. O tema emblemático nesse sentido é a morte. Escondemos a morte das crianças: esse não é mais um tema de conversa entre pais e filhos, elas não mais participam de velórios e funerais, evitamos que assistam a filmes ou ouçam histórias que trazem a ideia de morte à tona.

       Conheço uma mãe de duas crianças pequenas que assiste a cada filme infantil antes de seus filhos para averiguar se não há cenas que assustam ou trazem a presença da morte. Ela não deixou os filhos assistirem à animação "Procurando Nemo" porque a mãe do peixinho morre e ela não achou adequado que as crianças fizessem perguntas sobre isso. Consideramos esse assunto muito pesado para elas e, por isso, procuramos poupá-las dele, como se isso fosse possível. É preciso saber que não é.

       Não são as histórias com seus enredos e personagens que criam para a criança conflitos, medos e angústias e tampouco apresentam a ela o tema da morte. Essas são questões humanas e, ao contrário do que alguns pensam, os personagens fantásticos e as tramas dessas histórias ajudam a criança a encontrar caminhos para entender e superar, pelo menos temporariamente, o que sente.

       A atitude chamada "politicamente correta" de transformar histórias e lendas infantis de modo a subtrair delas o que consideramos que possa fazer mal à criança ou sugerir o que consideramos "maus exemplos" não faz o menor sentido. Será que esquecemos que o que pode fazer mal a elas é o que está presente na realidade do mundo adulto, agora totalmente acessível a elas?

       Não é hipócrita não mais cantar "Atirei um pau no gato", mas permitir que as crianças assistam a campeonatos de futebol em que jogadores intencionalmente se agridem para levar vantagem? Não é curioso evitar que elas ouçam histórias de bruxas que perseguem crianças, mas permitir que assistam a noticiários que mencionam assassinatos e abusos sexuais de crianças?

        Que as bruxas, os duendes e os monstros, as madrastas malvadas e as crianças órfãs habitem o imaginário de nossas crianças é tudo o que podemos desejar. É que nesse mundo, diferentemente do mundo adulto, elas contam com as fadas e suas varinhas de condão, com os príncipes que salvam as princesas do sono eterno e, principalmente, com um final em que o bem vence o mal.


Escrito por Rosely Sayão-Psicóloga

sábado, 24 de julho de 2010

Poesia...


Essa poesia é muito lindinha...Pode ser trabalhada de diferentes formas,trocando o nome dos animais e pedindo que as crianças criem novas rimas(essa casa é feita de pão,quem mora nela é o leão),ou fazendo as rimas com os próprios nomes dos pequenos(essa casa é feita de pastel,quem mora nela é o Gabriel)...Espero que gostem!

A CASA E SEU DONO


ESSA CASA É DE CACO

QUEM MORA NELA É O

MACACO

ESSA CASA TÃO BONITA

QUEM MORA NELA É A

CABRITA

ESSA CASA É DE CIMENTO

QUEM MORA NELA É

O JUMENTO
ESSA CASA É DE TELHA

QUEM MORA NELA É

A ABELHA

ESSA CASA É DE LATA

QUEM MORA NELA É

A BARATA

ESSA CASA É ELEGANTE

QUEM MORA NELA É

O ELEFANTE
E DESCOBRI DE REPENTE

QUE NÃO FALEI DE CASA

DE GENTE



ELIAS JOSÉ

Poesias...

Seprando alguns materiais para dar aula sobre o trabalho com poesias achei esses vídeos lindinhos que são da minha época de criança,do Castelo Ra-tim-bum...Olhem que fofossss!!!













E ainda tem mais...=)

Tartaruga

























quarta-feira, 21 de julho de 2010

Olá Rovana

Rovana!Obrigada pelo comentário...não só citei seu texto no blog,como trabalhei todo o seu texto com minhas alunas do curso de Formação de Docentes...Gostei do texto todo,mas simplesmente me APAIXONEI pela frase que citei aqui no blog...Achei PERFEITA...nunca vou esquecer...Se vc puder,por favor me mande seu email para que possamos trocar mais algumas opiniões.
Galera...Só para lembrar da frase da Rovana...
"Há quem diga que a leitura deve ser um hábito. Você concorda com isso? Eu particularmente, encaro a leitura como algo além. Sugiro que você não leia por hábito. Um livro, não pode ser comparado por exemplo, com uma escova de dentes. Então, leia... Mas leia por vício, por dependência, por prazer e por sentir uma química interessante com o texto. "

terça-feira, 20 de julho de 2010

20 de julho-Dia do amigo

Essa música é muito bonitinha para trabalhar com as crianças.Além de ter um ritmo e uma letra que contagia,também fala sobre a importância e o valor de uma verdadeira amizade...Façam bom proveito!Também estou postando mais dois clips de músicas do "Diante do Trono" que falam sobre a maior e melhor amizade que podemos ter,com Deus e Jesus =)






quarta-feira, 14 de julho de 2010

Atividades de movimento


Pequenas sugestões para atividades de movimento


1- ANDAR



1.1 Andar livremente, batendo palmas.


1.2 Andar para frente


1.3 Andar de costas.


1.4 Andar com as mãos na cabeça ou na cintura.


1.5 Andar nas pontas dos pés.


1.6 Andar encostando um pé à frente do outro.


1.7 Andar sobre diferentes tipos de linha traçadas no chão (reta, curva...)


1.8 Andar seguindo contorno de figuras geométricas traçadas no chão com giz (quadrado, círculo, triângulo...)


1.9 Andar, com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão.


1.10 Andar, procurando seguir determinado rítmo, que poderá variar do mais lento ao mais rápido (utlizar recursos como palmas, batidas de pé....)


1.11 Andar aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo um estímulo auditivo (uma música, por exemplo).


2- CORRER


2.1 Correr com as mãos na cintura ou na cabeça.


2.2 Correr rolando uma bola


2.3 Correr, chutando uma pedrinha ou um saquinho de areia.


2.4 Correr num pé só.


2.5 Corrrer e parar, a um sinal combinado.


2.6 Correr sobre uma linha traçada no chão.


2.7 Correr pisando sobre formas desenhadas no chão.


2.8 Correr desviando de obstáculos colocados no chão.


2.9 Correr em duplas de mãos dadas com o colega.


2.10 Correr ao lado do colega.


2.11 Correr atrás do colega, sem encostar nele.


2.12 Correr tentando pisar na sombra do colega.


2.13 Corrida de gigantes: correr na ponta dos pés, com os braços levantados.


2.14 Corrida do copo: correr, segurando um copo de plástico que contenha um pouco de água, sem derramá-la.


2.15 Corrida do transporte: correr em duplas, segurando o mesmo objeto (um balde, um banquinho...)


3- LEVANTAR


3.1 Deitados ou sentados, a um sinal combinado, levantar o corpo do chão ou da cadeira.


3.2 Elevar os braços pelos lados (como se fossem asas), levantando-os e abaixando-os.


3.3 Deitados de costas, com pernas e braços estendidos, elevar as pernas colocando os joelhos sobre o peito (repetir).


3.4 Deitados de costas, apoiar-se sobre as mãos e elevar o tronco sem mexer as pernas.


3.5 Deitados de peito, apoiar-se sobre as mãos e as pontas dos pés, tentando elevar-se.


3.6 Levantar com os pés saquinhos de areia, feijão...

Etiquetas


















By http://educandocomcarinhoo.blogspot.com/

domingo, 11 de julho de 2010

A Zeropéia

Mais um livrinho...Lindo!






























Mais Pratos

Esses são da revista Professor Sassá!